segunda-feira, 8 de abril de 2013

SINTOMAS DO TDAH

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO TDAH ?







Falamos numa tríade diagnóstica: déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade e, na verdade, os  sintomas estão agrupados em dois fatores. Estes devem ser considerados os sintomas primários, e é sobre o seu estudo que se formula o diagnóstico.

Apresentarei o Quadro de diagnóstico do DSM-IV: Déficit de atenção.
Pelo menos seis dos seguintes sintomas devem ter persistido, no mínimo, por seis meses num grau que não seja adaptativo nem inconsistente  com o nível de desenvolvimento do indivíduo.
TABELA 1.1
1. Frequentemente não presta atenção aos detalhes ou comete erros por falta de cuidado nas tarefas escolares e/ou em outras atividades.
2. Frequentemente tem dificuldades em manter a atenção em tarefas ou em atividades lúdicas.
3. Frequentemente parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra.
4. Frequentemente não segue as instruções e/ou não completa as suas atividades escolares, tarefas domésticas ou obrigações no seu local de trabalho (não devido a comportamentos de oposição ou dificuldades em compreender as indicações).
5. Frequentemente tem dificuldades em organizar as suas tarefa e atividades.
6. Frequentemente, evita, manifesta desagrado e/ou recusa-se a realizar as tarefas escolares ou domésticas que exijam um esforço mental permanente.
7. Frequentemente perde os objetos necessários para as suas tarefas ou atividades, folhas, cadernos, material escolar, brinquedos, ferramentas e etc.
8. Distrai-se frequentemente com estímulos irrelevantes.
9. Esquece-se frequentemente das atividades diárias.

Fonte: Diagnostic  and Statistical of mental Disorders, Fourth edtion, Text revision.

Nenhum comentário:

Postar um comentário