sexta-feira, 12 de abril de 2013

ATRAVÉS DA MÚSICA O CORPO SE EXPRESSA

A DANÇA ESPONTÂNEA

COREOGRAFIA: DE ELCELY DOURADO
DANÇA: COM ELCELY DOURADO


Música, sensação e movimento
O texto é de Adely Lázaro Branco

Nada toca com mais profundidade a Alma do que a música. A música tem um grande poder terapêutico, conduzindo o indivíduo ao contato consigo mesmo. Através das sensações interiores provocadas pela música, o corpo sente um impulso natural de se expressar em movimentos. Percebemos verdadeiramente a música quando nos permitimos o livre movimento do corpo.


Limitamos nossos movimentos acreditando que nossa “percepção” está relacionada apenas aos nossos órgãos dos sentidos. Porém, podemos perceber muito sobre o nosso mundo interior e ambiente, quando permitimos que o corpo todo se integre nesse processo de percepção e sensibilização.



O homem tem um desejo inato por movimento. Perdemos o contato com a dança à medida que nos “civilizamos”. Dançar é um ato natural. Não é preciso conhecimento de nenhuma técnica de dança. Afinal, não é esse o objetivo.



A dançoterapia holística visa aproximar o indivíduo da sua própria essência, através do processo do contato consigo mesmo, com as suas sensações, sendo livre para se expressar numa linguagem silenciosa: a linguagem corporal.



A dançoterapia é indicada para todas as pessoas que estejam em busca de equilíbrio e harmonia interior. É benéfica também para as pessoas da terceira idade, por se tratar de exercícios de baixo impacto, ritmos suaves e movimentos lentos, respeitando sempre os limites individuais de cada participante. Promove bem-estar, paz interior, alegria, auxiliando em casos de depressão, distúrbios, insônia e todas as doenças de origem psicossomática. Promove a auto-estima e o auto-conhecimento, além do alívio do stress e das tensões do dia-a-dia. Amplia a expressividade, a espontaneidade, a criatividade e a afetividade.



Adely Lázaro Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário