segunda-feira, 15 de abril de 2013

A INCLUSÃO DAS DANÇAS COM CRIANÇAS, na sala de aula



As cirandas entram na sala de aula permitindo que professores e crianças brinquem
juntos e complementa as atividades pedagógicas, pois, em rodas cantadas e brincadeiras de
rodas as crianças são preparadas para a vida. Exercitam a relação com os demais e constroem
seus objetivos. “Brincando cantando e girando, ela se desenvolve como indivíduo e assimila
valores de sua cultura, que foram transmitidos de geração a geração. (...) Brincar é a atividade
mais séria da criança!”(VALLE, 2008, p.2).

A inclusão de experiências de Danças Circulares Sagradas na formação de
musicoterapeutas não se limita ao ensino de brincadeiras cantadas ou cirandas ou brincadeiras
de roda com a finalidade de instrumentalizar os participantes para os estágios. Busca utilizar
mais um recurso para o desenvolvimento da área de sensibilização.
Colocar-se em roda e de mãos dadas, cuidando da forma como se dão as mãos para
que a energia flua pela roda, transcende o aprendizado de coreografias. 
Danças Circulares
Sagradas são danças de intenção. 
Pela harmonia e equilíbrio do circulo, sem começo ou fim,
ou, onde todo fim é também um começo torna cada participante responsável por si e pela
roda. Assim, é um convite ao encontro com o outro e consigo mesmo; uma vivência como
colaborar em vez de competidor; um exercício de escuta e concentração constantes; um
aceitar-se e aceitação do outro no compartilhar de um tempo que não é o seu nem o do outro,
é o da música; um deixar-se guiar por forças que simplesmente o colocam em movimento e
permitem uma comunicação sem palavras, com gestos, ações e intenções.

Por Elcely Dourado
Psicopedagoga Clínica



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