segunda-feira, 8 de abril de 2013

O PRIMEIRO SETÊNIO - 0 À 7 ANOS DE IDADE


Quem é a criança dos 0 aos 7 anos? Primeiro Setênio - Rudolf Steiner.(2/2)


A capacidade da imaginação da criança é desenvolvida através dos brinquedos e contos infantis, e tem uma importância vital para o desenvolvimento da habilidade de comunicação de nosso filho com outras crianças e com o mundo.
Imaginar figuras, cenários e enredos em nossos pensamentos, será a estrutura para que ela possa conseguir a inteligência lingüística.
O aprendizado de línguas também é muito facilitado se a criança tiver a capacidade da imaginação.
No primeiro setênio a criança precisa de brincar muito e a função dos pais é proporcionar brinquedos e ambientes adequados ao brincar saudável, que através da vivência ensine um mundo prazeroso, belo e com infinitas atividades muito interessantes a serem desfrutadas.
A atividade de brincar proporciona o movimento à criança e a noção de seu espaço corporal externo e interno. Brincando com diferentes materiais como madeira, pedra, metal, água, terra, plástico ela aprende a perceber o quente/frio, mole/duro, rígido/flexível, leve/pesado, redondo/quadrado, grande/pequeno. A beleza da diversidade das cores, a sombra e a luz. Andando de bicicleta aprende o equilíbrio e vivencia a liberdade. Subindo em árvores aprende a equilibrar-se. Um espaço de terra com galhos, tocos de madeira e água imagina uma fazenda e constrói casas, rios, árvores, pontes e estradas.
Brincar é aprender a imaginar coisas abstratas que poderão se concretizar no futuro através da criatividade.
Uma criança que vivencia uma infância rica em brincadeiras na natureza com muitos amigos, aprenderá a pensar imagens e sua criatividade será infinita. Outro ponto importante é que esta criança aprende a estar no presente com a mente e o sentimento juntos, ou então dizemos concentrados no que faz com toda a sua atenção.
Esta criança na idade escolar conseguirá prestar toda atenção na aula do professor e provavelmente não precisará estudar para as provas como muitos fazem nos dias de hoje.
Uma criança hiperativa é fruto de uma infância sem movimentos e poucas atividades em brincar.
Antecipar o ensino intelectual às crianças pode causar sérios danos ao seu desenvolvimento porque estamos antecipando a fase adulta.

1.e.) Como aprender o emocional através das interações entre as pessoas, animais e plantas?
A criança tem necessidade de interagir com outras crianças, vivenciar dividir espaços e brinquedos, aprender a perder e ganhar, compartilhar a
atenção dos adultos, cuidar do cachorrinho, plantar uma alface, cuidar, regar, esperar e vivenciar o primeiro brotinho nascendo e depois comê-la e saboreá-la.

1.f.)Porque uma criança faz birra?
Com 3 anos a criança passa pela primeira fase de separação do seu “eu”. Até aquele momento não se escuta ela dizer esta palavra e agora ela quer sentir sua personalidade. 
É uma fase delicada que exige muito cuidado em não ceder à birra, mas também não extrapolar para o outro lado e bloquear as manifestações de sua vontade.

Meu blog: marciaakahoshi.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário