ESPAÇO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA
Metodologia
O Programa de Educação Infantil NA CASA DO APRENDER, apresenta um método completo de educação para crianças de 2 aos 6 anos, que contempla o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e social.
Na escola, as crianças consideram o ensino uma experiência agradável, mostrando-se ávidas e mais propensas a aprender. É importante ressaltar que o programa reforça e constrói essa atitude positiva, oferecendo experiências estimulantes.
O conhecimento e as habilidades que as crianças e adquirem, formam a base efetiva do aprendizado nos anos futuros da escola.
Os professores asseguram que as expectativas de aprendizagem serão atingidas
O ensino da leitura, da escrita, da matemática, da ciência, da música, da arte e da tecnologia é desenvolvido de forma sistemática. Os professores integram ao conhecimento de cada área, estratégias variadas que se ajustam ao desenvolvimento de cada criança. A CASA DO APRENDER tem altas expectativas de aprendizagem para as crianças num ambiente saudável, estimulador e acolhedor.
Eles aprendem, desde os 2 anos de idade, através de experiências sensoriais diretas:
Manipular, explorar e experimentar objetos reais é muito importante; elas aprendem fazendo, falando e se movimentando. Sendo naturalmente curiosas pelo mundo ao seu redor e interessadas em aprender sobre ele, as crianças são aprendizes inatas e aprendem de diversas formas.
Brincar é algo sério para as crianças. Ao brincar, a criança testa suas hipóteses, integra idéias de experiências anteriores, explora e experimenta o ambiente. Brincar proporciona a oportunidade de acumular conhecimento, aprender novas habilidades e praticar aquelas já conhecidas. Através da brincadeira as crianças aprendem a lidar com os sentimentos, a interagir com outras crianças e adultos e a resolver conflitos. Elas desenvolvem a imaginação e a criatividade para a solução de problemas.
Os alunos da CASA DO APRENDER utilizam centros de aprendizagem na sala de aula.
O Programa de Educação Infantil apresenta diversos espaços de aprendizagem para atividades de pequenos ou maiores grupos. Como as crianças precisam estar ativas, há uma variedade de centros e áreas que atendem às diversas necessidades, interesses e idades das crianças.
- Centro de Arte:
Este espaço tem materiais de pintura, desenho, tesoura, cola, fita adesiva e uma variedade de papéis que permitem às crianças explorar e expressar seus sentimentos e idéias.
- Centro de Construção
Blocos e brinquedos de montar incentivam as crianças a projetar, criar e construir.
- Centro do Faz-de-Conta
Esta área fornece suporte às crianças para que elas brinquem de casinha, de médico, de loja. Dispõe também de fantoches e fantasias para despertar a imaginação e a criatividade dramática.
- Centro de Jogos
Quebra-cabeças e jogos interativos para que as crianças compartilhem idéias, solucionem problemas e desenvolvam sua coordenação motora fina.
- Biblioteca e Centro Multimídia
Diversos livros, CDs e DVDs estarão disponíveis para o aprendizado das crianças.
- Centro de Matemática
Materiais manipuláveis para que as crianças classifiquem, contem, meçam e desenvolvam conceitos matemáticos.
- Centro de Música
Instrumentos musicais artesanais, industrializados ou feitos pelas crianças são materiais disponíveis que encorajam a experimentação do som, tempo e ritmo das canções.
- Centro de Areia e Água
Xícaras, colheres, funis e outros instrumentos, manipulados pelas crianças, desenvolvem conceitos de volume, peso e quantidades.
- Centro de Ciências e Experimentos
"Tesouros" como pedras, ninhos, insetos, ossos e conchas são trazidos pelas crianças e compartilhados nesta área. Imãs, balanças, livros e lentes de aumento encorajam as crianças a observar e a investigar.
- Centro de Escrita
As crianças escrevem e criam neste espaço que é abastecido com papéis, lápis, marcadores e giz de cera. As crianças mais novas escrevem com desenhos e ditam suas histórias aos professores que as redigem.
Habilidades de Coordenação Motora
Áreas cobertas e espaços ao ar livre para brincar e desenvolver atividades físicas.
Continuidade do programa
O Ensino Fundamental será implantado gradativamente, dando continuidade ao programa de Educação Infantil.
Equipe Pedagógica – Santarém - Pará
Direção Pedagógica
Prof. Eliana Soares Dourado - Pedagoga
Direção e Coordenação:
Elcely Soares Dourado – Pedagoga e Psicopedagoga Clínica.
Larissa Egea dos S. A. Toledo – Fonoaudióloga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário