domingo, 8 de agosto de 2010

CASA DO APRENDER


 


 

ESPAÇO DE PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA


 



 

Metodologia


 

O Programa de Educação Infantil NA CASA DO APRENDER, apresenta um método completo de educação para crianças de 2 aos 6 anos, que contempla o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e social.

Na escola, as crianças consideram o ensino uma experiência agradável, mostrando-se ávidas e mais propensas a aprender. É importante ressaltar que o programa reforça e constrói essa atitude positiva, oferecendo experiências estimulantes.

O conhecimento e as habilidades que as crianças e adquirem, formam a base efetiva do aprendizado nos anos futuros da escola.

Os professores asseguram que as expectativas de aprendizagem serão atingidas

O ensino da leitura, da escrita, da matemática, da ciência, da música, da arte e da tecnologia é desenvolvido de forma sistemática. Os professores integram ao conhecimento de cada área,  estratégias variadas que se ajustam ao desenvolvimento de cada criança. A CASA DO APRENDER tem altas expectativas de aprendizagem para as crianças num ambiente saudável, estimulador e acolhedor.

Eles aprendem, desde os 2 anos de idade, através de experiências sensoriais diretas:

Manipular, explorar e experimentar objetos reais é muito importante; elas aprendem fazendo, falando e se movimentando. Sendo naturalmente curiosas pelo mundo ao seu redor e  interessadas em aprender sobre ele, as crianças são aprendizes inatas e aprendem de diversas formas.

Brincar é algo sério para as crianças. Ao brincar, a criança testa suas hipóteses, integra idéias de experiências anteriores, explora e experimenta o ambiente. Brincar proporciona a oportunidade de acumular conhecimento, aprender novas habilidades e praticar aquelas já conhecidas. Através da brincadeira as crianças aprendem a lidar com os sentimentos, a interagir com outras crianças e adultos e a resolver conflitos. Elas desenvolvem a imaginação e a criatividade para a solução de problemas.
Os alunos da CASA DO APRENDER utilizam centros de aprendizagem na sala de aula.

O Programa de Educação Infantil apresenta diversos espaços de aprendizagem  para atividades de pequenos ou maiores grupos. Como as crianças precisam estar ativas, há uma variedade de centros e áreas que atendem às diversas necessidades, interesses e idades das crianças.

  • Centro de Arte:

    Este espaço tem materiais de pintura, desenho, tesoura, cola, fita adesiva e uma variedade de papéis que permitem às crianças explorar e expressar seus sentimentos e idéias.

  • Centro de Construção

    Blocos e brinquedos de montar  incentivam as crianças a projetar, criar e construir.

  • Centro do Faz-de-Conta

    Esta área fornece suporte às crianças para que elas brinquem de casinha, de médico, de loja. Dispõe também de fantoches e fantasias para despertar a imaginação e a criatividade dramática.


     


     

  • Centro de Jogos

    Quebra-cabeças e  jogos interativos para que as crianças compartilhem idéias, solucionem problemas e desenvolvam sua coordenação motora fina.

  • Biblioteca e Centro Multimídia

    Diversos livros, CDs e DVDs estarão disponíveis para o aprendizado das crianças.

  • Centro de Matemática

    Materiais manipuláveis para que as crianças classifiquem, contem, meçam e desenvolvam conceitos matemáticos.

  • Centro de Música

    Instrumentos musicais artesanais, industrializados ou feitos pelas crianças são materiais disponíveis que encorajam a experimentação do som,  tempo e  ritmo das canções.

  • Centro de Areia e Água

    Xícaras, colheres, funis e outros instrumentos, manipulados pelas crianças, desenvolvem conceitos de volume, peso e quantidades.

  • Centro de Ciências e Experimentos

    "Tesouros" como pedras, ninhos, insetos, ossos e conchas são trazidos pelas crianças e compartilhados nesta área. Imãs, balanças, livros e lentes de aumento encorajam as crianças a observar e a investigar.

  • Centro de Escrita

    As crianças escrevem e criam neste espaço que é abastecido com papéis, lápis, marcadores e giz de cera. As crianças mais novas escrevem com desenhos e ditam suas histórias aos professores que as redigem.


     


Habilidades de Coordenação Motora
Áreas cobertas e espaços ao ar livre para brincar e desenvolver atividades físicas.

Continuidade do programa

O Ensino Fundamental será implantado gradativamente, dando continuidade ao programa de Educação Infantil.

Equipe Pedagógica – Santarém - Pará

Direção Pedagógica

Prof. Eliana Soares Dourado - Pedagoga


 

Direção e Coordenação:

Elcely Soares Dourado – Pedagoga e Psicopedagoga Clínica.
Larissa Egea dos S. A. Toledo – Fonoaudióloga.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário